Firjan: 85,6% das oportunidades de emprego no RJ em 2023 foram para trabalhadores com Ensino Médio – Sindmetal
UTF-8
Sistema FIRJAN

Notícias

Firjan: 85,6% das oportunidades de emprego no RJ em 2023 foram para trabalhadores com Ensino Médio



Levantamento feito pela Firjan através da plataforma Retratos Regionais aponta que 85,6% das oportunidades de emprego no estado do Rio em 2023 foram para trabalhadores com Ensino Médio. Dos 160.570 postos de trabalho do ano passado, 137.497 foram para esse perfil. As vagas de nível superior representaram 6,8% do total e aquelas para quem tinha até o Ensino Fundamental completo atingiram 5,9%.


ACESSE A PLATAFORMA RETRATOS REGIONAIS

Na análise por setor, o de Serviços (+99.705) foi o que mais contratou em 2023, com as atividades relacionadas à Alimentação, Administração Pública e Atividades de Atenção à Saúde Humana se destacando como as principais contratantes.

O setor Industrial (+40.367), que contempla as indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, foi o segundo maior contratante no estado do Rio no ano passado. Os segmentos ligados à Construção foram os principais destaques, junto com Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos e Atividades de Apoio À Extração de Minerais.

O Comércio (+20.560) também registrou saldo positivo de contratações, com destaque para o Comércio Varejista de Hipermercados e Supermercados. A Agropecuária (-57), por outro lado, foi o único setor a encerrar o ano com saldo negativo.

Além dos resultados por setor, a Firjan destaca as dez classes econômicas que mais contrataram no estado do Rio em 2023:
• Administração Pública em Geral (+11.987)

• Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas (+9.990)

• Serviços de Catering, Bufê e Outros Serviços de Comida Preparada (+6.914)

• Atividades de Apoio à Gestão de Saúde (+6.852)

• Limpeza em Prédios e em Domicílios (+5.308)

• Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo (+5.271)

• Construção de Edifícios (+4.578)

• Serviços de Engenharia (+4.484)

• Atividades de Apoio à Extração de Petróleo e Gás Natural (+3.715)

• Instalações Elétricas (+3.708)


Plataforma Retratos Regionais

plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em painel setorial estão dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.

Fonte: Firjan

Compartilhe: