SENAI INAUGURA O FABLAB, LABORATÓRIO PARA INOVAÇÃO DE ENSINO

Estudantes terão acesso a equipamentos como impressora 3D e máquinas de corte a laser para alavancar a qualificação profissional e a inovação regional

O FabLab — que faz parte de uma rede mundial criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) — dá aos estudantes a oportunidade de utilizar máquinas de última geração e tecnologias digitais para criar objetos, produzir outras máquinas e fazer experimentos sem depender da escala industrial. Os cursos do Fablab tem como público alvo os alunos dos cursos técnicos do SENAI, assim como estudantes de ensino médio, engenharia e demais interessados.

No local, os jovens poderão estudar desafios dos setores da indústria, elaborar projetos e criar protótipos. De acordo Eduardo Eugênio, Nova Friburgo é a terceira cidade do estado do Rio de Janeiro beneficiada com o projeto. “O FabLab é um lugar onde os jovens devem se sentir bem e desenvolverem projetos para aprimorar o processo produtivo como um todo”, disse.

Para o presidente do Sindmetal, Claudio Tângari, esse tipo de iniciativa ajuda no desenvolvimento da indústria. “A inovação só existe e avança porque ela interfere diretamente na sociedade. Os empresários não podem ser pessoas conformadas, é preciso estar sempre em busca de melhorias. Assim também acontece com os jovens, que devem estar dispostos a buscar soluções para os problemas que aparecem. Este espaço estará aberto à sociedade”, falou.

Durante o evento, quatro projetos criados por alunos do Senai de Friburgo que fazem parte do “Desafio Senai +” , que serão pré-acelerados, como forma de incentivar ainda mais a inovação, foram homenageados. Os projetos selecionados foram: 3R Bloco, Acess, Aglomerador de Etiquetas e Barter. O Sindmetal parabeniza os alunos e professores pela conquista!

Dentro do evento, houve ainda a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para licenciamento Ambiental, entre a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e o Sistema Firjan, através dos Sindicatos. “Se antes as empresas tinham dificuldades para aprovar projetos ambientais, através deste convênio, o processo será facilitado. Não será mais necessária a intermediação do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Tudo será feito com a prefeitura e o laboratório da Firjan, que fará todas as análises”, explicou o presidente regional da Firjan, Joel Wermelinger.

Já há vagas disponíveis para a constituição do primeiro grupo de empresas que irão preparar seu plano de ação repartindo os custos da consultoria. Entre em contato com o Sindmetal, 22 2521-1168 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   e  garanta sua participação!