CARAVANA SINDMETAL LEVA EMPRESÁRIOS E COLABORADORES DA INDÚSTRIA PARA DEBATER INOVAÇÃO, DESIGN, INDÚSTRIA 4.0 E LEAN MANUFACTURING EM SEMINÁRIO.

 

As experiências em gestão empresarial com foco em lean manufacturing, design e indústria 4.0 foram o tema do seminário “Novos Caminhos para o Desenvolvimento da Indústria”, inspirado nos moldes do Seminário de Inovação e Competitividade do Sindmetal, e que reuniu  no último dia 22, empresários, designers e instituições na sede do Sistema FIRJAN.

 

Ao todo, 48 empresários e colaboradores da indústria de Nova Friburgo e região participaram gratuitamente da Caravana organizada pelo Sindicato, e assistiram à palestras como a de Fred Gelli, considerado um dos 100 profissionais mais criativos do mundo pela Fast Company Magazine e criador da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, sobre inovação por meio do design. Gelli abordou conceitos como o eco design e a biomimética, que buscam inspiração na natureza para criar produtos mais eficientes e sustentáveis: 

 

“As marcas bem-sucedidas são as que geram resultados positivos para todo o ecossistema que as cerca. Os negócios compartilhados geram fluxo para a indústria e serão os que terão ressonância no futuro”.

 

José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute Brasil, apresentou os conceitos do lean manufacturing e como ele pode ser aplicado no desenvolvimento de novos produtos. De acordo com ele, a manufatura enxuta envolve mais do que ter processos eficientes.

 

“O lean é uma maneira de pensar o negócio criando valor para o cliente com menos esforço, busca desenvolver a capacitação humana e permite aproveitar melhor o potencial de inovações”, resumiu.

 

Ferro ressaltou que ter o entendimento da contribuição da tecnologia é o que fará diferença na era da Indústria 4.0, em que máquinas inteligentes se comunicam de forma independente por sistemas de informação. “A Indústria 4.0 promete muitas mudanças e possibilidades, mas é importante não esquecer dos fundamentos”, alertou.

 

Após as palestras, foram realizados painéis simultâneos que abordaram casos de sucesso e conceitos de lean manufacturing, design e Indústria 4.0 com profissionais e especialistas de destaque em cada um dos temas. No painel Lean, participaram as empresas Wolpac e NFP Automotive, no painel design, as empresas Questto/Nó e Brinox/Coza e no painel Indústria 4.0., a Siemens e a SKF.

 

Os participantes da caravana ao evento destacaram que o evento agregou novas informações e conceitos, que podem ser postos em prática nas suas empresas e linhas de produção.

 

 

O evento também promoveu a Mostra SENAI de Projetos Integradores. No espaço, os alunos apresentaram os protótipos do Desafio #MandaProSENAI, projeto piloto em que desenvolveram soluções para demandas reais das Indústrias do Rio.

 

 

 

Para Claudio Tangari, Presidente do Sindmetal e vice-presidente do Sistema FIRJAN, o lean manufacturing, o design e a Indústria 4.0 são fundamentais para a competitividade da indústria.

 

“A FIRJAN está contribuindo na disseminação dessas temáticas por meio de capacitação e consultorias para micro e pequenas empresas; e também no âmbito da educação, por meio dos projetos integradores”, afirmou.

 

Acesse facebook.com.br/sindmetalrj  e confira as palestras do Fred Gelli e José Roberto Ferro.

 

Para ficar por dentro de todas as novidades do setor e participar das caravanas gratuitas para associados do Sindmetal, acompanhe as divulgações por e-mail ou através do Facebook do Sindicato.

SIND INDS METAL MEC MAT ELET N FRIBURGO
Rua Ariosto Bento de Melo, 65 lojs 03 e 04 - Centro
Nova Friburgo-RJ - Cep: 28610-100
Tel(s): (22) 2521-1168
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

     

 

Copyright © 2018 SINDMETAL-RJ - Todos os Direitos reservados - Desenvolvido por SENAI-RJ.