PROJETO DE ALUNOS DO SENAI FRIBURGO EM PARCERIA COM INDÚSTRIA LOCAL É CAMPEÃO NACIONAL DO DESAFIO SENAI DE PROJETOS INTEGRADORES

Equipe Friburguense venceu a disputa com o KIT ACESSE, um dispositivo eletromecânico, que viabiliza a adaptação de máquinas de costura industrial às necessidades das pessoas com deficiência física em membros inferiores e/ou pessoas com mobilidade reduzida temporária ou permanentemente. É uma solução inovadora para promover inclusão social e estimular o acesso ao mercado de trabalho para profissionais com necessidades especiais.

QUANDO EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO CAMINHAM JUNTAS TODOS SAEM GANHANDO

O Sindmetal contribui ativamente para mobilizar empresários, demais sindicatos e o Sistema FIRJAN, através do SENAI em torno deste projeto e desde 2015 apoia o desafio dos Projetos integradores na região.

O Sindmetal acredita e apoia iniciativas que conciliam o ensino da realidade prática das fábricas e indústrias da região. Essa aproximação, rende frutos para todos que colaboram com a iniciativa: os alunos que vivem experiências relevantes e enriquecem sua formação profissional e a indústria e as instituições que ganham em inovação e competitividade, formando futuros profissionais em alto nível.

“O Senai, através dos projetos integradores, nos dá acesso ao dia a dia das empresas e base para termos sucesso e crescermos como profissionais no mercado de trabalho.”

Arthur Araújo, Curso Técnico em Automação - Senai Nova Friburgo.

Os resultados dessa investida falam por si. O Senai de Friburgo é a unidade mais premiada do País nas duas edições do projeto e acumula hoje o bicampeonato nacional.

A unidade se tornou referência nacional em número de projetos inscritos e empresas apoiadoras. As soluções vencedoras nas etapas estadual e nacional abrangem diversos setores produtivos, transformando desafios cotidianos em soluções possíveis e inovadoras.

FABLAB VAI POTENCIALIZAR RESULTADOS E INTEGRAÇÃO ENTRE PRÁTICA E TEORIA

Com inauguração prevista para novembro deste ano, no Senai de Nova Friburgo, o laboratório de inovação e prototipagem vai proporcionar um salto qualitativo nos projetos em parceria com as empresas da região e na formação dos futuros profissionais locais.

“Na visita ao laboratório do Rio vimos várias formas de aplicar a tecnologia nos projetos e montar protótipos. Com a unidade em Friburgo vai ser mais fácil e dinâmico, além de termos nossos professores nos auxiliando, o que é essencial na hora de desenvolver os projetos.”

Luciana Quintanilha, Curso Técnico em Automação - Senai Nova Friburgo.

As novas tecnologias e recursos vão fechar com chave de ouro, mais um ano de vitórias para a unidade e preparar o terreno para os próximos desafios e projetos campeões!

Parabéns aos alunos José Felipe Araujo, Pedro Augusto Miranda, Ramon Souza e Wellyson Amorim, à Lucitex e aos professores Leandro Silva de Oliveira e Paulo Cezar Abreu pela conquista.