DESAFIO #MANDAPROSENAI: ESTUDANTES VISITAM EMPRESAS E PROPÕEM SOLUÇÕES

Alunos das unidades SENAI de Nova Friburgo, Niterói, Petrópolis, Resende e do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Automação e Simulação, em Benfica, visitaram diversas empresas na segunda fase do Desafio #MandaProSENAI.

Os estudantes conheceram na prática os problemas apresentados pelos empresários, com o propósito de buscar soluções para serem implementadas nas indústrias do setor metalmecânico.

Ao todo 34 desafios foram lançados por 13 empresas, entre as quais a Pion G Plus, de Valença, que produz vestimentas para hospitais e terceiriza o corte e a dobra da manga de alguns produtos, o que aumenta o custo final das peças.

Solange Carvalho, sócia-gerente da companhia e presidente do Sindvestul, acredita que o programa fortalece o setor e vê o Desafio como oportunidade para a criação de novos equipamentos: “A parceria é ideal, já que traz a possibilidade de suprir aquilo que a indústria nacional não tem. Não temos no mercado um aparelho que faça essa operação. A máquina vai dar maior competitividade ao produto, que vai chegar com menor preço ao público”.

Desenvolvimento

Em Nova Friburgo, Cláudio Tangari, diretor da MHS-Mecânica Hidráulica e Sistemas, recebeu os alunos em sua fábrica e falou sobre o ganho que empresários e alunos terão com o Desafio. “A proposta vem para mudar o processo de educação do SENAI, para que seja ainda mais voltada para a empregabilidade, mas com inovação. O resultado aumentará a competitividade e a produtividade das empresas por meio desse relacionamento com o Sistema S”, ressaltou Tangari, que também preside o Sindmetal.