ENCONTRO APRESENTA PROJETO #MANDAPROSENAI PARA EMPRESÁRIOS E MOBILIZA ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS.

Senai recebe até o dia 15, sugestões de problemas reais a serem solucionados pelos alunos.

Na última quinta-feira (07/04), empresários de diversos setores e alunos dos cursos técnicos do SENAI de Nova Friburgo estiveram reunidos durante a apresentação do projeto #MandaproSenai, desenvolvido em parceria com os sindicatos. O objetivo do programa é trazer para dentro da sala de aula os desafios das indústrias da região, onde os futuros profissionais em formação, testarão seus conhecimentos e a criatividade para buscar soluções inovadoras para o problema proposto.

Serão os próprios empresários que indicarão, até o dia 15 de abril, através do link no site do SENAI, os problemas que gostariam de ver solucionados. As sugestões serão direcionadas paras os cursos técnicos de automação, eletrotécnica, mecânica, segurança do trabalho e redes de computadores, para serem desenvolvidas para apresentação em agosto deste ano. As sugestões que não forem utilizadas, formarão um banco de “problemas” para próximas edições.

“É o tipo de projeto que sempre esperei. O ensino no Brasil tem essa falha de ficar muito distante da prática de mercado, e o #mandaprosenai está aproximando o ensino da necessidade da indústria, com um pensamento direcionado para a solução”, afirmou o gerente da Packseven Industria e Comércio, de Bom Jardim, Francisco Cantelmo. Bom para os empresários, o projeto é ainda melhor para os alunos, que têm sua formação orientada para a realidade do mercado, melhorando a oferta de profissionais na região e sua aproximação com as indústrias.

O presidente do Sindmetal, Cláudio Tângari, acredita que essa aproximação entre alunos e empresários pode alcançar jovens desde a Escola SESI até a faculdade SENAI. “O modelo é possível e utilizado com sucesso por países como Alemanha e Coréia. O aluno é formado de maneira muito mais coerente com a realidade. É um sonho, mas é factível e seria muito bem aceito pela sociedade brasileira, principalmente no período que estamos enfrentando”.

A unidade de Friburgo estará recebendo sugestão de problemas de empresas dos municípios de Nova Friburgo e região, Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Itaocara, Itaperuna, Laje de Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, Varre-Sai, Italva e São José de Ubá, através do link http://www.firjan.com.br/mandaprosenai

Clique aqui e confira a apresentação completa do projeto. Caso ainda tenham dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Sindmetal para orientações e esclarecimentos.