Benefícios – Sindmetal
UTF-8
Sistema FIRJAN

Benefícios

Associe-se ao Sindmetal e saiba como seus interesses e os dos seus funcionários serão melhor representados por um sindicato atuante e eficiente. Conheça alguns dos benefícios que nossos associados já desfrutam:

CONVÊNIOS

Licenciamento ambiental

Termo de cooperação técnica para licenciamento ambiental entre Firjan, prefeitura municipal e Sindmetal: Descontos especiais.

Localiza

Aluguel de carros – Desconto de 15% em km livre. (10 vezes sem juros no cartão)

Microlins

Cursos: Desconto de 50% na matricula e até 40% em alguns cursos

Estácio de Sá

Cursos de graduação e pós-graduação: Desconto de 20%* durante todo o curso.

Unimed Nova Friburgo

Descontos especiais.

* Descontos variáveis de acordo com curso, unidade e modalidade de ensino.

BENEFÍCIOS

  • Caravanas aos melhores eventos do setor
  • Informativos eletrônicos
  • Relatórios gratuitos de mercado
  • Mediador Social
  • Participação Negociação Convenção Coletiva
  • Rodadas de crédito
  • Rodadas de negócio
  • Capacitações
  • Assessoria jurídica trabalhista gratuita
  • Assessoria meio ambiente, responsabilidade social pela Firjan/Rio
  • Integração benefícios da Firjan
  • Suporte Sindical Empresarial – 3 salas de reunião no centro do rio de janeiro
  • Ata Carnet “Passaporte” aduaneiro p/ importar e exportar temporariamente sem impostos
  • Acesso ao FABLAB da Firjan SENAI
  • Representação nas esferas Municipal, Estadual e Federal

Assessoria em comércio exterior

Emissão de Certificado de Origem, Atestado de Não Similaridade e Ata Carnet.

Firjan IEL

Educação executiva, cursos e workshops para os líderes da indústria conhecerem e vivenciarem métodos de governança e gestão, com práticas e estratégias inovadoras.

Firjan SENAI

1) Cursos gratuitos técnicos e de qualificação;
2) Descontos especiais em todos os cursos pagos.

Descontos especiais Firjan SESI

1) saúde do trabalhador (medicina e odontologia), esporte, lazer e cultura;
2) cursos de educação básica de jovens e adultos (fundamental e médio);
3) saúde ocupacional, segurança do trabalho (pcmso/ppra).

Instituto de tecnologia, instituto de inovação e núcleos de tecnologia, bioprocessos, ambiental, solda, automação e simulação

Potencializam seus diversos trabalhos e otimizam processos industriais, através de consultorias, pesquisa, análise, infraestrutura laboral com tecnologia de última geração, parcerias internacionais e uma série de outros serviços que aumentam a capacidade de produção e desenvolvimento de projetos.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Investimento Social

Desconto na contratação de assessoria técnica para desenvolvimento, implementação, monitoramento, avaliação e prestação de contas de projetos sociais nas áreas de capacitação profissional, geração de renda, cultura e esporte. Além de assessoria para utilização de incentivos fiscais via leis de esporte e cultura nos âmbitos federal, estadual e municipais.

Programa Formação Integrada da Pessoa com Deficiência

Desconto na contratação de assessoria técnica para a equipe de Recursos Humanos da empresa para a realização do processo de recrutamento e seleção desses profissionais, palestras de sensibilização sobre inclusão para gestores e colaboradores, capacitação profissional a ser definida pela empresa e acompanhamento psicossocial ao longo do projeto, com foco no desenvolvimento humano.

MEIO AMBIENTE

Assessoria Técnica

Prioridade no atendimento a demandas sobre questões relativas ao meio ambiente. Além de atendimento exclusivo de órgãos ambientais durante eventos técnicos na Firjan.

Articulação Institucional

Suporte exclusivo e gratuito para articulação e atendimento por instituições e órgãos ambientais.

Bolsa de Resíduos

Anúncios de resíduos industriais com destaque visando a livre negociação entre empresas, em ambiente virtual.

 Núcleo de Trabalho

Participação em Grupos de Trabalho temporários ou permanentes para tomada de decisões e posicionamentos para ações de defesa de interesses pela Firjan em temas relativos ao meio ambiente.

Workshops

Prioridade na inscrição em workshops gratuitos na temática ambiental.

EDUCAÇÃO EXECUTIVA

Capacitação

Descontos em cursos, workshops e programas que possibilitam aos participantes conhecer e vivenciar métodos de governança e gestão com 80% de práticas e estratégias inovadoras, nas temáticas: Estratégia, Liderança, Governança, Inovação, Metodologia Lean e Qualidade.

Gestão da transformação

Descontos em consultorias para co-criação com stakeholders de soluções de problemas de forma inovadora e com ganhos exponenciais, nas temáticas: Metodologia Lean, Qualidade e Gestão da Inovação.

INTERNACIONAL

Comércio Exterior

Assessoria exclusiva sobre questões técnicas do comércio exterior: procedimentos de importação e exportação, certificação de origem, tributação e tratamento administrativo, formação de preço, regimes aduaneiros especiais, financiamento, investimento, transferência de tecnologia, entre outras.

Série Tira-Dúvidas de Comércio Exterior

Evento mensal exclusivo, onde os associados podem tirar dúvidas técnicas sobre assuntos ligados ao comércio exterior.

Feiras internacionais

Descontos para participação em missões às principais feiras internacionais para realização de benchmarking, identificação de oportunidades comerciais e atividades estratégicas para expansão de negócios.

Pesquisas de Inteligência Comercial

Desconto na aquisição de pesquisas customizadas para apoiar empresas já inseridas ou que desejam se inserir no mercado internacional, considerando o produto de interesse em exportar/importar e os mercados-alvo definidos. São informações qualificadas, que oferecem a segurança necessária para formulação de estratégias e operacionalização dos negócios em outros países.

Defesa de Interesse em Temas do Comércio Exterior

Atuação institucional de defesa dos interesses de empresas associadas de forma individual e coletiva, junto a órgãos públicos ou entidades privadas. O objetivo é solucionar gargalos e problemas enfrentados pelas empresas para incremento da sua competitividade ou melhoria do ambiente geral do comércio exterior fluminense, beneficiando também as empresas que ainda não operam internacionalmente.

Novos negócios

Acesso a demandas de produtos e serviços de investidores novos ou já instalados no estado do Rio para geração de negócios.

Núcleo de Acesso ao Crédito

Assessoria exclusiva sobre as linhas de financiamento existentes no mercado e as alternativas em matéria de crédito, com orientações baseadas nas necessidades e prioridades da empresa. O objetivo é apoiar a tomada de decisão do empresário associado por meio da apresentação da linha de financiamento mais adequada para a sua empresa.

Convênio com instituições financeiras

Convênio celebrado com instituições financeiras para oferta de condições diferenciadas à empresas associadas.

Estudos de Inteligência Comercial Internacional

Desconto para contratação de estudo customizado que visa mapear potenciais mercados para as exportações fluminenses.

Capacitação em Comércio Exterior

Descontos nos cursos e programas de capacitação em comércio exterior sobre temas operacionais, gerenciais, legais e financeiros dos negócios internacionais.

SUPORTE DOCUMENTAL

Atestado de não similaridade

Desconto e agilidade na emissão do documento exigido pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro para geração de benefícios fiscais relacionados ao ICMS sobre a operação de importação ou aquisição interestadual.

Certificado de origem

Desconto na emissão do documento que garante a origem brasileira da mercadoria nas exportações e a redução ou isenção do imposto de importação para os países em que o Brasil tem acordo comercial.

Ata Carnet

Agilidade na emissão do Ata Carnet, espécie de passaporte aduaneiro internacional de mercadorias. Com o Ata, é possível exportar e importar produtos temporariamente com isenção de impostos de maneira fácil, ágil e segura. O documento permite que itens como amostras comerciais, bens utilizados em exposições, feiras e congressos, bem como equipamentos profissionais possam entrar e sair, temporariamente, de mais de 74 países.

CASA FIRJAN

Conhecimento, networking e inovação

Descontos em cursos livres sobre temas ligados à inovação, desenhados por especialistas da Firjan IEL, da Firjan SENAI e do mercado. São direcionados para quem deseja conhecer e vivenciar novas experiências, ampliar conhecimentos, fazer networking e experimentar novas técnicas.

Eventos

Desconto no valor da entrada em eventos culturais realizados na Casa Firjan.

ESTUDOS ECONÔMICOS

Retratos Regionais – Cenário Econômico

Acesso em primeira mão à análise trimestral das dez regiões do estado do Rio, do Brasil e da economia internacional, além de assessoria exclusiva de especialistas. O conteúdo é apresentado por meio de palestras online, com o objetivo de contribuir para a tomada de decisões dos empresários fluminenses. Além de dados econômicos tradicionais – PIB, produção industrial, volume de serviços, mercado de trabalho e dívida pública –, são incluídas análises sobre Sondagem industrial, ICEI, Infraestrutura, Segurança e Investimentos anunciados.

Infraestrutura e logística

Atendimento exclusivo e individualizado a demandas de associados, visando à solução de questões de infraestrutura e logística.

SAÚDE INTEGRADA

Consultas odontológicas – Pessoa Física

Valores diferenciados em atendimento odontológico para funcionários de empresas associadas e seus dependentes, realizados nas unidades da Firjan SESI na capital e no interior do estado do Rio. Tratamentos básicos e especializados, com foco em prevenção e promoção da saúde bucal.

Consultas odontológicas – Pessoa Jurídica

Valores diferenciados em atendimento odontológico para funcionários de empresas associadas e seus dependentes. Tratamentos básicos e especializados, com foco em prevenção e promoção da saúde bucal.

Consultas e exames médicos – Pessoa Física

Valores diferenciados em consultas e exames complementares para funcionários de empresas associadas e seus dependentes, realizados nas unidades da Firjan SESI na capital e no interior do estado do Rio.

Articulação Institucional

Suporte exclusivo e gratuito para articulação e atendimento por instituições e entidades reguladoras e normatizadoras.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Valores diferenciados para elaboração e gestão do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, gestão da convocação para exames médicos, realização de exames complementares e consultas com especialistas para pareceres médicos, emissão de relatórios de demanda legal e perfil de saúde da empresa, com apresentação de soluções para os principais problemas da empresa relacionados à saúde de seus trabalhadores. Possibilidade de atendimento in locu e atendimento em unidades móveis. Apoio no enquadramento de pessoas com deficiência (lei de cotas).

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e Laudos Técnicos (Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial)

Valores diferenciados para contratação do programa conduzido pela Firjan SESI que auxilia as empresas no atendimento à demanda legal, buscando preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores por meio das fases de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos agentes ambientais de risco existentes no ambiente de trabalho.

Avaliação ambiental e higiene ocupacional

Valores diferenciados para emissão dos documentos de avaliação de agentes químicos, físicos e biológicos para elaboração de Laudos Técnicos e PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Atividades físicas

Valores diferenciados na matrícula das academias da Firjan SESI na capital e no interior do estado do Rio. Atividades físicas individuais e coletivas promovidas em ambientes internos e externos, com foco em ações de autogestão da saúde, bem estar e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

Atividades esportivas

Valores diferenciados na matrícula de atividades esportivas nos clubes da Firjan SESI na capital e no interior do estado do Rio. Atividades esportivas como instrumento de promoção de saúde e qualidade de vida para diversas faixas etárias.

Atividades de lazer

Valores diferenciados para uso da infraestrutura das unidades da Firjan SESI na capital e no interior do estado do Rio. Espaços próprios para a prática de atividades espontâneas de lazer, esportivas, físicas, recreativas realizadas de maneira individual ou em grupo.

Colônia de Férias

Valores diferenciados na matrícula de filhos de funcionários na Colônia de Férias da Firjan SESI realizada durante o recesso escolar.  A programação, que conta com atividades esportivas, recreativas e artísticas, é voltada para crianças de 4 a 15 anos.

Ginástica laboral

Valores diferenciados para contratação do programa de ginástica nas empresas, que combina sessões de informação, motivação e oportunidade de práticas de exercícios corporais adaptadas ao ambiente de trabalho. O programa busca contribuir para a diminuição dos índices de acidente de trabalho e afastamentos.

Gestão de atividade física e esportiva nas empresas

Valores diferenciados para contratação de assessoria personalizada para realização de atividade física e esportiva de acordo com as necessidades da empresa. O serviço contempla a oferta de profissionais de educação física e equipamentos e materiais necessários para a prática das atividades.

Corrida e caminhada

Valores diferenciados na inscrição do programa Corrida e Caminhada, que promove a realização de atividade física contínua. Profissionais qualificados da Firjan SESI fazem avaliações nos participantes individualmente e prescrevem uma série de treinos de corridas e caminhadas para cada um. As atividades são praticadas de forma coletiva em ambientes internos ou externos, sem interesse de competição.

SUPORTE EMPRESARIAL

Benefícios e descontos para associados

Descontos e condições especiais para compra de produtos e contratação de serviços de empresas parceiras da Firjan, como veículos para renovação de frota, planos de saúde e consultorias de gestão.

Clique aqui e confira a lista completa de empresas parceiras.

JURÍDICO

Defesa de interesse

Ações junto aos poderes públicos nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios e a ampliação da competitividade da indústria fluminense. Além da atuação junto ao Poderes Executivo e Legislativo, a Firjan também age junto ao Judiciário por meio de Representações de Inconstitucionalidade e Mandados de Segurança Coletivos.

Assessoria jurídica 
Consultoria nas áreas Cível, Trabalhista, Sindical, Tributária, Empresarial, Legislativa, Ambiental e de Propriedade Intelectual.  

EDUCAÇÃO

Aprendizagem

Descontos em cursos de qualificação voltados para jovens de 14 a 24 anos e que preveem uma etapa de prática profissional na empresa. Para as empresas, trata-se de item para o cumprimento da legislação da aprendizagem (decreto Federal nº 5.598/2005) que determina que empresas de médio a grande porte possuam porcentagem equivalente a 5% e 15% de jovens aprendizes em trabalho e/ou programa de formação profissional.

Qualificação Profissional

Descontos em cursos destinados a jovens e adultos, que visam favorecer o exercício profissional dentro de um título ocupacional reconhecido pela legislação vigente. Para as empresas, trata-se de formação de pessoal para atuar em suas bases operacionais, possibilitando uma melhor absorção pelos empregados das técnicas e fundamentos pertinentes à área de conhecimento específica da formação. São cursos de média duração, com carga horária mínima de 160 horas.

Aperfeiçoamento Profissional

Descontos em cursos de curta duração destinados a desenvolver competência específica em profissionais ou estudantes de determinada área tecnológica em aspectos de inovação, tecnologia ou organizacional. São utilizados pelas empresas para melhoria da competitividade empresarial, na absorção e difusão de inovações, na alteração organizacional, tendo como premissa a obtenção de ganhos de produtividade. A modalidade inclui também cursos de atendimento a demandas legais, sobretudo no que se refere a normas regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Cursos Técnicos

Descontos em cursos de habilitação profissional voltado para jovens e adultos que concluíram ou estejam em período de conclusão do Ensino Médio, com foco no desenvolvimento de base técnicas e científicas sólidas a respeito dos fundamentos de cada área tecnológica. As empresas se favorecem do aproveitamento desses egressos ou da formação de quadros de funcionários para atuação sobretudo no que se refere à gestão técnica dos processos produtivos. São cursos regulamentados pelo Ministério da Educação, com carga horária entre 800 e 1.200 horas.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Valores diferenciados para a contratação de serviços oferecidos pelos Institutos Senai de Tecnologia e pelos Institutos Senai de Inovação do estado do Rio. São mais de 54 produtos, entre consultorias, serviços laboratoriais, serviços técnicos e pesquisa aplicada, nas áreas de Meio Ambiente; Química Verde; Química Analítica; Metalurgia; Inspeção e Integridade Estrutural; Automação; Simulação; Sistemas Virtuais de Produção; Prototipagem; Bioprocessos; Sistemas e Materiais Construtivos; entre outras.

Para saber como usufruir de cada benefício, ligue para 0800 0231231 ou 4002 0231.

ASSOCIE SUA EMPRESA